VISÃO
Os
primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do
ser humano e, por isso têm que ser estimulantes para a criança.
Instigar a curiosidade e o gosto pela descoberta é essencial nesta
fase. Com profissionais da educação reflexivos, comprometidos e com
formação específicas, que trabalham diferentes linguagens -
corporais, visuais, plásticas, oral, escrita e matemática - as
crianças desenvolvem-se em sua totalidade aprendendo a ser e
conviver.
A
proposta educacional da EMEI JOSÉ PERBOYRE SAMPAIO SABIÁ considera
a criança como um sujeito histórico, que se forma nas interações,
e sobretudo desenvolve-se a partir da mediação de instrumentos e
com a colaboração de outros indivíduos nos seus contextos sociais,
ambientais e culturais e a coloca em contato com os mais variados
conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma. Assim,
os projetos pedagógicos visam o desenvolvimento
biopsicosociocultural. Interações e brincadeiras possibilitam a
mediação de conceitos básicos do dia-a-dia de forma lúdica e
divertida, de modo que a criança encontre um ambiente acolhedor para
expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades
bem como conhecimentos específicos necessários ao seu
desenvolvimento cognitivo.
Os estudos do teóricos Piaget (1974, 1977, 1986)
Vygotsky (1986, 1996, 2001) e Wallon (1981, 1986, 1989) sobre o
desenvolvimento e aprendizagem da criança na idade de zero a seis
anos, apontam o importante papel da infância na vida de qualquer ser
humano.
“ As teorias sociointeracionistas concebem, portanto, o
desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças
não são passivas, meras receptoras das informações que estão a
sua volta”(CRAIDY,2007).
OBJETIVO
GERAL
Atender as necessidades
biopsicosociocultural da criança proporcionando condições
favoráveis para o seu desenvolvimento global, tornando-as capazes de
construir sua própria história, conscientes de sua identidade
cultural, sujeitos de seu próprio processo educativo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Favorecer o acesso a uma cultura dinâmica enquanto sujeito histórico, ativo, produto e produtor do meio social;
- Oportunizar o encontro da criança com o universo de interações e brincadeiras, integrando-os numa assimilação ativa de conhecimento de si e do mundo;
- Reconhecer a singularidade da criança nesse período de vida em que constitui sua individualidade, sua identidade, seus valores, conhecimentos e significados.
- Possibilitar o acesso as informações através das diversas áreas do conhecimento para que as aprendizagens ampliem as possibilidades de desenvolvimento da criança e formação humana;
- Trabalhar com a criança e sua família o respeito e acolhida às diferenças (raça, religião, etnia, ritmos, condições sócio-econômica e cultural, características físicas e mentais).
- Estimular o desenvolvimento de práticas educativas para a formação e conscientização de melhores hábitos e conservação do meio ambiente e recursos naturais
DIAGNÓSTICO
A EMEI José Perboyre Sampaio
Sabiá, atende hoje a clientela de moradores do Bairro São José e
Bairros vizinhos como: Parque São João, Parque União e condomínio
Nossa Senhora das Dores, numa demanda aproximada de 148 crianças
subdivididas em oito salas nos turnos manhã e tarde, senão vejamos:
Infantil II com 30 alunos, Infantil III com 37, infantil IV 35 e
infantil V com 46 alunos.
A clientela tem níveis variados
de cultura e recursos econômicos; são filhos de pais assalariados
ou até mesmo desempregados, separados, analfabetos, na sua maioria
mães domésticas que depositam grande confiança na referida
instituição por possuir um corpo administrativo consciente de seu
papel de educador. É uma unidade escolar ativa, voltada para as
necessidades das crianças, respeitando as dificuldades, seu
desenvolvimento e diferentes culturas.
O corpo
administrativo, docente e funcional é composto por, uma diretora
administrativa, uma coordenadora pedagógica, 14 professores , 03
auxiliares de serviços gerais, 01 merendeira e 02 vigias.
METAS
- Estimular a participação dos pais no processo educativo dos filhos;
- Motivar os funcionários para um trabalho prazeroso e produtivo;
- Firmar parcerias entre a escola, faculdades, posto de saúde, bombeiros, ronda do quarteirão, igreja ,ONGS e etc.
- Adequar o espaço físico para um melhor acolhimento e comodidade da criança, elaborando estratégias que favoreçam o desenvolvimento global e integral da criança;
- Propiciar o desenvolvimento da criança em toda sua plenitude, favorecendo a participação da família, buscando o interesse social para um maior aperfeiçoamento;
- Possibilitar momentos de diversas brincadeiras com vistas ao desenvolvimento da imaginação, “brincar do seu jeito” (p. 39), apropriar-se de diferentes linguagens, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança;
- Proporcionar momentos culturais e enriquecedores, que motivem e despertem saberes próprio e novos nas crianças.
PLANO DE AÇÃO
- Estabelecer Parceria Com Setores Afins Para Desenvolver essa proposta no que diz respeito ao acompanhamento educacional do meio ambiente, da cultura e da saúde;
- Promover encontros com pais e responsáveis, com a comunidade para esclarecimento, acompanhamento e parceria, através de palestras, encontros, e oficinas com intuito de estreitar as relações família-escola;
- Trabalhar o respeito á preservação do meio ambiente, explicitando as conseqüências da não preservação dos mesmos;
- Convidar os grupos culturais da comunidade, incentivando assim a participação em atividades culturais.
- Incentivar o gosto pela cultura regional como elemento forte de nossa história e expressão cultural;
- Desenvolver brincadeiras, jogos, dramatizações, atividades que enriqueçam os conhecimentos culturais e sociais da criança, levando-a desenvolver hábitos da sociabilidade, cidadania bem como o favorecimento da imersão das crianças nas diferentes linguagens;
- Ampliar a confiança a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
- Possibilitar a utilização de recursos didáticos e tecnológicos utilizados dentro das práticas pedagógicas;
AVALIAÇÃO
A
avaliação da aprendizagem na proposta político-pedagógica da
Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte em
consonância com a LDB e a SEDUC assume um caráter diagnóstico,
formativo, processual, continuo e não classificatório,
construindo-se parte relevante do processo educativo. Assim
concebida, essa avaliação contempla as dimensões do aluno, no seus
aspectos biopsicosociocultural.
A
concepção de avaliação que norteia a educação pública,
privilegia a interpretação qualitativa e parte do pressuposto de
que o processo avaliativo se propõe a ultrapassar a competição, o
individualismo, a classificação dos alunos segundo o resultado do
processo. Assim passa a ser vista como um conjunto de ações. Tem
como finalidade diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento da
criança, possibilitando decisões sobre o que, para que, em que
tempos, quando, como trabalharemos o planejamento da instituição.
Do
trabalho integrado de toda a comunidade escolar depende o
desenvolvimento satisfatório das atividades propostas e o alcance de
todos os objetivos.
“ A educação infantil deve ser entendida e praticada como
espaço de escuta, interação, cuidado e educação de cidadãos
desde o nascimento”. (DCNEI, 2009).
CONCLUSÃO
As
propostas apresentadas neste projeto levam-nos a refletir como
construiremos um espaço adequado, utilizando as ferramentas
disponíveis para tornar a prática pedagógica, principalmente no
que se refere à educação e aos cuidados necessários, em momentos
significativos, prazerosos e ricos em aprendizagem para a criança.
Nesta
reflexão, concluímos que os conhecimentos sobre espaço, tempo,
comunicação, expressão, devem estar articulados com o cuidar, o
educar e o brincar. É necessário que tenhamos atitudes éticas e
compromisso maior no trabalho com o outro, demonstrando interesse
especificamente com a criança e através disso procurar saber: o
pensar e o sentir para assim, desenvolver sua autonomia enquanto SER
PSICO-SOCIAL.
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